• A Estratégia
    A Estratégia
  • As Parcerias
    As Parcerias

A Parceria

O modelo de governação do GAL ACAPORAMA, no âmbito do PRODERAM 2020 é constituído por 3 níveis interdependentes: A entidade gestora (ACAPORAMA), as parcerias locais por cada freguesia do território da ZI (entidades singulares e colectivas sediadas na freguesia), 1 representante designado por município dos 3 Municípios que aderiram às parcerias e os parceiros estratégicos, que são outras entidades colectivas, representando
interesses socio-económicos sectoriais locais. Estes parceiros estratégicos poderão ser sediados fora da zona de intervenção, desde que representem associados dentro da mesma.


De forma genérica, a entidade gestora é o organismo responsável para efeitos jurídicos e administrativos, ao passo que os outros parceiros constituem o comité de decisão e ou selecção para a estratégia e os correspondentes projectos. Em termos relacionais, aplicar-se-ão sempre os princípios de representatividade, abertura, responsabilidade e transparência inerentes ao funcionamento dos grupos de Acão local. Deverá existir sempre o cuidado das parcerias não podem ser dominadas por um único grupo de interesse de origem pública e privada. Isso implica um controlo cuidado na constituição, quer das parcerias locais, quer o processo de verificação dos representantes destas mesmas parcerias, em termos de conflito de interesses, aquando do processo de tomada de decisão, na Assembleia Geral das Parcerias Locais.