• A Estratégia
    A Estratégia
  • As Parcerias
    As Parcerias

O Arquipélago da Madeira situa-se no Oceano Atlântico, a 900 km a sudoeste de Portugal (a cerca de 1000 km de Lisboa) e 550 km a oeste da costa africana (Agadir).
Tem uma superfície de 801 km2, 267 785 habitantes. Com base nas estimativas populacionais de 2013, da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), a densidade populacional é de 327 habitantes por km2.
O arquipélago é composto por duas ilhas principais – Madeira e Porto Santo – e por dois grupos de ilhas desabitadas: as Desertas (protegidas desde 1990, constituem uma reserva natural) e as Selvagens (candidatas a Património Mundial da UNESCO).
O arquipélago possui um relevo muito diversificado. A ilha da Madeira tem uma topografia muito acidentada e o ponto mais alto é o Pico Ruivo (1861 m de altitude).
A ilha de Porto Santo tem uma topografia oposta. Muito plana, com uma tira de areia dourada de 9 km. As ilhas Desertas têm um relevo escarpado, ao contrário das ilhas Selvagens.
Relativamente ao clima, a Madeira goza de uma temperatura média anual que varia entre os 17°C e os 22°C. A taxa de pluviosidade pode ser elevada, principalmente na costa norte. O Porto Santo escapa a esta cintura nebulosa, pelo que o nível de pluviosidade é muito inferior ao da ilha da Madeira. As ilhas Desertas e as ilhas Selvagens têm um clima árido.
Tendo apenas 758 km2, a ilha concentra uma enorme diversidade de paisagens, de vegetação, de microclimas e de tradições. Por isso, é conhecida por ser um destino turístico de excelência, agradável para visitar em qualquer época do ano, graças à amenidade do seu clima. O turismo sempre foi um fator impulsionador do desenvolvimento de toda a região.
A Madeira é, desde 1976, uma região autónoma da República Portuguesa, com um Parlamento e Governo próprio. A sede do Governo Regional está situada no Funchal. A região está subdividida em onze municípios. A ACAPORAMA atua sobre quatro concelhos, todos da costa Sul: Câmara de Lobos, santa Cruz, Machico e Porto Santo.