• A Estratégia
    A Estratégia
  • As Parcerias
    As Parcerias

O conceito de estrutura produtiva está relacionado com os tipos de bens que existem no mercado: bens de consumo, que satisfazem as necessidades humanas diretas; e bens de capital, ou fatores de produção, que são submetidos ao processo de transformação no tempo.
PIB regional
O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.
O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de medir a atividade económica de uma região.
O PIB na RAM, em 2013, era de 15,5 milhares de euros por habitante. Apesar da distribuição dos valores em análise verificarem uma tendência crescente entre o ano de 2000 e 2013, desde o ano de 2008 que o PIB tem vindo a diminuir ligeiramente.

O valor acrescentado bruto (VAB) é o resultado final da atividade produtiva no decurso de um período determinado. Apresenta a diferença entre os custos de produção e as receitas de vendas. É a quantidade de valor que a empresa acrescentou às matérias transformadas.
A maior percentagem do VAB na RAM é no sector da área dos serviços. Entre o ano de 2000 e 2013 a tendência do VAB, no sector da indústria extrativa é ligeiramente decrescente e no sector dos serviços é crescente, embora a partir do ano de 2008 os valores diminuam ligeiramente.
A economia de uma região pode ser dividida 3 sectores genéricos: primário, secundário e terciário, de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores económicos evidenciam o grau de desenvolvimento económico de uma região.
O setor primário está relacionado com a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades económicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
O setor secundário é o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, casas, etc.).
 O sector terciário é o setor económico relacionado com os serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. As atividades económicas deste setor são: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
Este setor é acentuado em regiões com alto grau de desenvolvimento económico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, este foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.