• A Estratégia
    A Estratégia
  • As Parcerias
    As Parcerias

De acordo com os dados analisados e segundo estimativas locais, a RAM oferece neste momento 34 a 36 mil camas. A grande maioria dos estabelecimentos turisticos são Hoteis e situa-se no Funchal, o que é reflexo da enorme polarização da oferta em alojamento na RAM.
No actual quadro legal, os estabelecimentos de alojamento local continuam a ser caracterizados como aqueles que prestam serviços de alojamento temporário a turistas, mediante remuneração, e que reúnam os requisitos nele previstos, proibindo-se, expressamente, a exploração de estabelecimentos de alojamento local que reúnam os requisitos para serem considerados empreendimentos turísticos, ou seja, não são considerados empreendimentos turísticos.
Outro aspecto de importância é a preponderância da existência de camas pararelas que constiui uma dificuldade acrescida para apresentação de uma imagem de qualidade e de reconversão do sector.
De referir que a modernização do parque hoteleiro está a ocorrer por via de construção de novas unidades hoteleiras e não pela requalificação das já existentes, visto que o sector encontra-se com fortes problemas de endividamento o que condiciona futuros reinvestimentos.