• A Estratégia
    A Estratégia
  • As Parcerias
    As Parcerias

O Território

A zona de intervenção proposta para o GAL/ACAPORAMA corresponde à totalidade dos concelhos de Câmara de Lobos, Machico, Santa Cruz e Porto Santo, correspondendo a um total de quatro Municípios, 16 Freguesias, 105.982 habitantes (40% da população residente na RAM, censos 2011) e a uma superfície de 244,47 km2 (31% da superfície total da RAM). De forma restrita, a densidade populacional para o território correspondente é de 433,62 hab./km2 que é superior à densidade populacional da Região Autónoma da Madeira (334,26 hab./km2).

 

O território considerado nesta estratégia apresenta aspectos de descontinuidade, resultante, por um lado, da não inclusão do Município do Funchal na Abordagem LEADER, e por outro lado, pelo facto de incluir a ilha de Porto Santo.
De forma a caracterizar de forma adequada os territórios, utilizou-se a classificação de Grau de Urbanização que corresponde à metodologia em vigência do Eurostat. Esta classificação tem por base as características das freguesias e classifica os territórios em três categorias (áreas densamente povoadas, áreas medianamente povoadas e áreas pouco povoadas), essencialmente através de critérios de densidade e dimensão populacional, sendo empregue no âmbito de alguns inquéritos comunitários (V02836 - Grau de urbanização (Eurostat, 2011)).

A principal diferença em relação ao quadro 2007-2013 é a inclusão das freguesias com maior densidade populacional dos Concelhos de Santa Cruz (Caniço e Santa Cruz), Câmara de Lobos (Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos) e Machico (Machico) que não faziam parte da zona de intervenção no âmbito do PRODERAM.
A tabela seguinte compara a população e superfície referente às diferentes zonas de intervenção do PRODERAM e PRODERAM 2020 do GAL ACAPORAMA.