• A Estratégia
    A Estratégia
  • As Parcerias
    As Parcerias

19.2.2.i) Reforço dos serviços básicos para populações rurais

Âmbito: Esta acão prevê a criação, melhoramento e requalificação de serviços básicos para a população: incluindo serviços de atividades de tempos livres, serviços de apoio domiciliário para idosos, deficientes e outros serviços de apoio social de carater itinerante, atividades de transferência de conhecimentos intergeracionais, centros comunitários para atividades sociais, espaços net, salas de formação, serviços de apoio à infância, construção de infraestruturas de pequena escala que possibilitem o acesso universal a edifícios afetos a serviços básicos para a população.


Objetivos:
• Aumentar abrangência dos serviços básicos para a população rural, diversificando o tipo de respostas sociais disponíveis.
• Contribuir para a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural.
• Contribuir para o reforço do associativismo de base local, reforçando a ligação entre os territórios e as suas populações.

Beneficiários: Autarquias, IPSS ́s, ONG’s e entidades privadas sem fins lucrativos, que tenham o domicílio fiscal nos territórios da zona de intervenção da ACAPORAMA, entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que tenham a competência de gestão do respetivo património, desde que o mesmo se situe na zona de intervenção da ACAPORAMA.

Taxa de apoio máximo: 80% das despesas consideradas elegíveis (sendo 85% U.E. e 15% ORAM).