• A Estratégia
    A Estratégia
  • As Parcerias
    As Parcerias

19.2.2.ii) - Recuperação e valorização do património rural

 

Âmbito: Estudos e outros investimentos de carater imaterial que possibilitem a valorização do património rural. Pode incluir estudos territoriais para o desenvolvimento de medidas agroambientais e iniciativas de divulgação de medidas de valorização ambiental de base local, ações de inventariação do património cultural/natural e outro tipo de património imaterial como a música tradicional, do folclore e da etnografia. Apoio a iniciativa de promoção dos produtos agrícolas locais reconhecidos e das tradições locais. Criação de centros de informação em zonas protegidas, criação de material audiovisual promocional referente ao património rural, natural e cultural com incidência no carater integral dos territórios e das suas populações, ações de promoção publicitária, rotas temáticas e de interpretação (inclui a colocação de sinaléticas de locais de interesse turístico), construção e modernização de centros de informação turística, construção de abrigos e estruturas de segurança associadas ao turismo de natureza.

Objetivos:


• Reforço da ligação dos territórios às populações locais, pela valorização das tradições e dos produtos agrícolas locais.
• Desenvolver o turismo e outras atividades de lazer como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos dos territórios rurais, nomeadamente ao
nível da valorização dos produtos locais e do património cultural e natural, contribuindo para a sua colocação em rede.

Beneficiários:

Autarquias, IPSS ́s, ONG’s e entidades privadas sem fins lucrativos, que tenham o domicílio fiscal nos territórios da zona de intervenção da ACAPORAMA, entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que tenham a competência de gestão do respetivo património, desde que o mesmo se situe na zona de intervenção da ACAPORAMA.


Taxa de apoio máximo: 70% das despesas consideradas elegíveis (sendo 85% U.E. e 15% ORAM).