Campeonato de Futsal de Casas do Povo
Desporto



O Campeonato de Casas do Povo surge para colmatar uma necessidade, existente na Região Autónoma da Madeira, o desporto na vertente social, recreativa e lazer. A iniciativa nasce, após conversa entre presidentes das Casas do Povo e o Srº Luís Madruga, que presidia a ACAPORAMA. Havia uma hegemonia de equipas de diferentes Casas do Povo a participarem no Campeonato organizado pelo INATEL. Após sugestão de algumas Casas do Povo, nomeadamente C.P. Câmara de Lobos, o antigo Presidente da Direção da ACAPORAMA lançou a provocação/convite ao Professor Nelson Pestana, homem com reconhecido mérito no desporto escolar e amador, na Região Autónoma da Madeira, que prontamente aceitou o desafio e planificou o I Campeonato de Casas do Povo da RAM em futsal.


O I Campeonato envolveu dezoito equipas de todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, todavia e motivado pela escassez de recursos e por outras questões alheias à organização, a primeira edição ficou marcada por alguma contestação dos intervenientes.


A persistência e o empenho do antigo Presidente da Direção Sr.º Luís Madruga, permitiram a continuidade da iniciativa e viabilizaram a organização do II Campeonato de Casas do Povo em futsal, contra todos os prognósticos de alguns associados. Com a entrada de um novo coordenador (William Barros) e com a área desportiva sob do novo Tesoureiro da ACAPORAMA, Enf. Sérgio Oliveira, após demissão precoce (por motivos de saúde e familiares) do então presidente, Srº Luís Madruga, foi necessário delinear um conjunto de estratégias para recuperar e tornar autossustentável a organização da competição.


Ultrapassado este conjunto de dificuldades acrescidas, o Campeonato de Casas do Povo superou as espectativas, tornando-se uma referência Regional no desporto amador de recreação e lazer, captando centenas de atletas para a prática sadia do desporto.




Protocolo Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol da Madeira
Homologação da Prova

A ACAPORAMA, Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol da Madeira, estabeleceram contatos com vista a colaboração recíproca através dos seus representantes, procurando estabelecer as bases de um acordo protocolar, tendo por objetivo desenvolver o Futsal de recreação e lazer na Região Autónoma da Madeira. 


Contatos que resultaram na assinatura de uma parceria protocolar, no passado dia 09 de março de 2017. Sessão solene que contou com a presença do Diretor Regional da Juventude e Desporto, Dr. David Gomes, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes, o Presidente da Associação de Futebol, Dr. Rui Marote, O Presidente da ACAPORAMA, Enfermeiro Sérgio Oliveira, o Vice-Presidente da ACAPORAMA, Enfermeiro Gonçalo Jardim, O Presidente da Assembleia Geral, Sr. Simplício Pestana e o Coordenador Desportivo da ACAPORAMA, Sr. William Barros.





Protocolo Estabelecimento Prisional do Funchal e Casa do Povo do Caniço
Inclusão Social

O Campeonato de Casas do Povo, teve uma evolução contínua, surgindo novos e interessantes desafios, tais como a inscrição de uma equipa constituída por reclusos, através de uma parceria celebrada entre a ACAPORAMA, a  Casa do Povo do Caniço e o Estabelecimento Prisional do Funchal.


Esta parceria foi realizada numa perspetiva de coresponsabilização de toda a sociedade, procura encontrar formas para a reinserção social dos reclusos, facultando-lhes acesso ao desporto. O Desenvolvimento destas iniciativas de apoio as comunidades, encontram-se naturalmente vocacionadas para prestarem um contributo ativo com objetivo da reintegração dos grupos sociais mais desfavorecidos, nos quais se incluem os cidadãos que se encontram privados de liberdade nos estabelecimentos Prisionais. 


Conforme a lei de Bases da Atividade física e do Desporto " As politicas públicas promovem e incentivam a atividade física e desportiva nos estabelecimentos que acolhem cidadãos privados de liberdade" a ACAPORAMA e restantes parceiros sociais criam sinergias de modo a contribuir para uma sociedade inclusiva. 




Protocolo Fundação Inatel
Taça e Supertaça Inatel/ACAPORAMA

Em conformidade com a missão da Fundação Inatel " promoção das atividades de tempos livres e lazer dos jovens, dos trabalhadores e dos seniores, as quais contribuem para o bem estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos os cidadão" , à  ACAPORAMA, Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, assinou uma Parceria Protocolar com a Fundação INATEL "Funchal", que consiste na união de sinergias, para a realização de duas competições no âmbito do desporto de recreação e lazer. 


Assim , nasceu a Taça de Futsal  INATEL/ACAPORAMA  e a Supertaça de Futsal  INATEL/ACAPORAMA, competições que visam elevar os propósitos de ambas as instituições. 


Conclusão do Campeonato de Casas do Povo
Época 19/20

Comunicado Oficial nº 14

Conclusão do Campeonato de Casas do Povo Época 19/20


Para conhecimento das Casas do Povo e demais interessados, informa-se que a Direção da ACAPORAMA-Associação de Casas do Povo reuniu, na passada quinta-feira, dia 14 de maio, para análise da do impacto da Pandemia COVID-19.

Da análise efetuada, e após serem ouvidos todos os parcerios da competição ( FPF, AFM, EPF e DRJD) e seguindo as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, a Direção da ACAPORAMA, informa a conclusão da Época Desportiva, com efeitos a data da interrupção e sem vencedores.




Torneio de Pré-Epoca da VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
GRUPO A

A Casa do Povo de São Vicente e de São Martinho partilham a liderança do Grupo A, após vitórias contra a Quinta Grande  e Serra de Água. Dois excelentes jogos de Futsal que levaram a incerteza até ao apito final, é de realçar a performance das equipas, bem como o Fair Play nesta primeira Jornada. 



 


Torneio de Pré-Época da VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
Grupo B

A estreante Casa do Povo de Santo António Lidera o Grupo B, os "canarinhos" bateram a Casa do Povo da Ponta de Pargo por 1-0.No segundo jogo do Grupo, os medalhados Câmara de lobos e Campanário não foram alem de um empate, num jogo eletrizante e de incerteza até ao apito final.  


Parabéns a todos os atletas 

Torneio de Pré-Época da VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
Grupo C

A Casa do Povo da Camacha lidera o Grupo C, após vencer a Casa do Povo do Jardim da Serra 4-0, a jogar no seu reduto a Casa do Povo visitada, impos uma pesada derrota a equipa da Terra da Cereja, foi um jogo marcado pelo desportivismo e boa conduta de todos os Atletas. 


No segundo jogo, os Imaculados venceram e convenceram na receção da Casa do Povo do Estreito, num jogo taco-a-taco, a equipa funchalense levou a melhor derrotando a Equipa mais jovem do Torneio. 

Torneio de Pré-Época da VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
Grupos

O Sorteio do Torneio de Pré-Época do Campeonato de Casas do Povo, que se realizou dia 16 de agosto, nas instalações da ACAPORAMA, ditou o equilíbrio nos três grupos. Os atuais bicampeões Regionais (Casa do Povo de São Vicente) estão fixados no Grupo A, com a companhia da Serra de Água, São Martinho e Quinta Grande.


No Grupo B, duas Casas do Povo com tradição e troféus nas competições da ACAPORAMA, falamos da Casa do Povo de Câmara de Lobos, bicampeões Regionais nas Épocas 15/16 e 16/17 e a Casa do Povo do Campanário, vencedor da Supertaça INATEL/ACAPORAMA na época 19/20. Aos medalhados fazem companhia a estreante Casa do Povo de Santo António e a Casa do Povo da Ponta de Pargo.


O Grupo C, ditou o encontro “escaldante” das zonas altas do Concelho de Câmara de Lobos, Casa do Povo do Estreito e Casa do Povo do Jardim da Serra, é um dos jogos mais emotivos da Competição. A acompanhar estas equipas temos, o renovado Imaculado, 3.º classificado da ultima edição do Campeonato, equipa de “encher o olho” para quem acompanha a modalidade na Região e por fim temos a aguerrida Casa do Povo da Camacha, equipa dificílima de bater nas quadras.


Temos todos os ingredientes para um grande torneio de Pré-Época, Boa Sorte a todos os atletas e dirigentes.


Torneio de Pré-Época da VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
Calendário

Torneio de Pré-Época da VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
Resultados da 1.ª Jornada.

VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
1.ª Jornada

O "Campeonato do Povo" esta de volta as quadras da Região Autónoma da Madeira, é já no dia 18 de outubro que a festa do Futsal retoma a sua atividade. Após um ano e meio de paragem, á competição volta com 14 equipas e 225 atletas.


A ACAPORAMA deseja um bom campeonato a todos os participantes. 



VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
Resultados


VI Edição do Campeonato de Casas do Povo
Tabela classificativa


VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
2.ª Jornada


VI Edição do Campeonato de Casas do Povo
Resultados


VI Edição do Campeonato de Casas do Povo
Tabela classificativa


VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM
Campeão Invicto, Casa do Povo do Curral das Freiras

A Casa do Povo do Curral das Freiras foi campeão invicto da VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, a equipa do interior do Concelho de Câmara de Lobos alcançou o feito inédito de ganhar as vinte e oitos jornadas da competição. Um longo percurso dos "Curraleiros" onde destacamos a boa conduta e o Fair Play durante a competição. 


A turma do Curral das Freiras teve como destaque a sua coesão defensiva e o seu ataque mortífero, em vinte e oito jornadas a equipa verde e negra consentiu vinte e sete golos e marcou cento e vinte nove. No sector defensivo destacamos os guarda-redes Toni Pinto, Diogo Soares e o Fixo Joni Pinto Capitão de equipa, no sector dianteiro destacamos Leonel Fernandes, Carlos Santos e João Silva, juntos contribuíram com setenta e dois golos. 


A organização e respetiva Direção endereça os Parabéns aos Atletas e a Casa do Povo pela conquista.  

Casa do Povo da Quinta Grande é Campeã da VII Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM.

Casa do Povo da Quinta Grande mostrou-se uma equipa forte e determinada, superando todos os obstáculos ao longo das eliminatórias. O treinador Paulo e sua turma merecem todos os aplausos pela conquista.


A competição contou com a participação de 16 equipas, que se enfrentaram em duros confrontos durante 8 meses. A disputa foi intensa e emocionante, mostrando o talento dos jogadores em cada partida.


A ACAPORAMA parabeniza não apenas os campeões, mas também todas as demais equipas que participaram do campeonato. Cada uma delas demonstrou garra e espírito desportivo ao longo de toda a competição.


O título de Campeão da VII Edição do Campeonato de Casas do Povo é motivo de orgulho para a Casa do Povo da Quinta Grande, seus simpatizantes e patrocinadores. Que essa vitória sirva como incentivo para novas conquistas no futuro.


Mais uma vez, parabéns à equipa vencedora pelo feito alcançado!

Marco Baltazar é o melhor marcador da VII Edição do Campeonato de Casas do Povo

O Atleta da Casa do Povo da Quinta Grande evidenciou um excelente desempenho ao longo da competição. Com uma média de mais de um gol por partida, Marco Baltazar se destacou como artilheiro do campeonato.

 

O jogador demonstrou habilidade e precisão na hora de finalizar as jogadas, contribuindo significativamente para o sucesso da sua equipa. Sua capacidade goleadora foi fundamental para que a Casa do Povo da Quinta Grande alcançasse o título de Campeão.

 

Com seus 19 golos marcados, o atleta alcançou a posição cobiçada entre os melhores marcadores deste torneio tão disputado. Sua participação efetiva nos jogos fez com que fosse reconhecido como referência dentro das quatro linhas pela sua própria equipa e pelos demais adversários.


A organização parabeniza o atleta pela conquista. 

 


Casa do Povo da Serra de Água conquista o troféu de defesa menos batida.

A Casa do Povo da Serra de Água, foi a equipa que menos golos sofreu na competição. A sua defesa mostrou-se sólida e consistente ao longo do campeonato, conseguindo manter grande parte dos jogos sem sofrer golos.


Esta conquista reflete o excelente trabalho realizado pela equipa técnica e pelos jogadores da Casa do Povo da Serra de Água. O treinador conseguiu implementar uma estratégia defensiva eficiente, enquanto os jogadores demonstraram um alto nível de concentração e capacidade de organização em campo.


A solidez defensiva desta equipa foi crucial para garantir vitórias importantes ao longo do campeonato. Ao conceder poucos golos aos adversários, a Casa do Povo conseguiu controlar melhor os jogos e garantir maior segurança nas partidas.


Este troféu é motivo de orgulho para todos na Casa do Povo da Serra de Água. Mostra a qualidade e dedicação da equipa no setor mais recuado e destaca-os como um exemplo a seguir em termos defensivos.

 

Muitos Parabéns pela conquista. 

Casa do Povo de Santana conquista o Fair Play

O prêmio fair play ressalta a importância de jogar limpo e com ética durante as partidas.


Para a organização, esse prêmio significa muito mais do que apenas uma conquista desportiva. Demonstra que os valores fundamentais, como respeito aos adversários, conduta exemplar, promove a integração e fortalece os laços entre praticantes.


Por fim, essa conquista também eleva ainda mais a imagem da Casa do povo de Santana perante outras instituições semelhantes e aumenta seu prestígio no âmbito desportivo local. 


Muitos Parabéns a Casa do Povo de Santana, pelo conquista do troféu. 

Casa do Povo da Serra de Água conquista a Taça Naminhaterra.tv

A Taça Naminhaterra.tv foi uma competição emocionante e empolgante para todas as equipas envolvidas. Durante um mês inteiro, os jogadores mostraram o seu talento e dedicação nas quadras de futsal, proporcionando grandes momentos aos fãs presentes nos pavilhões ou assistindo ao vivo no Canal Naminhaterra.tv


Parabéns à Casa do Povo da Serra de Água por conquistar o título tão merecido. O trabalho árduo e a união desta equipa foram fundamentais para alcançar esta vitória histórica.


A ACAPORAMA congratula-se com todos os participantes desta competição pela sua coragem e espírito desportivos exemplares. Esperamos que continuem a trabalhar arduamente para melhorar nas próximas edições deste torneio emocionante.

 

DESPORTO

Campeonato de Futsal das Casas do Povo da RAM

A V-Edição foi projetada com a mudança de paradigma competitivo, sendo que a Fase Regular é constituída por apenas uma volta e o Play Off concentra-se entre os oito primeiros classificados e o segundo Play Off entre os oito últimos classificados. Por sua vez, os quartos de final e as meias finais são jogadas à melhor de dois jogos. A Finalíssima ocorre na melhor de três jogos.



O Sorteio do Torneio de Pré-Época do Campeonato de Casas do Povo, que se realizou dia 16 de agosto, nas instalações da ACAPORAMA, ditou o equilíbrio nos três grupos. Os atuais campeões Regionais ( Casa do Povo de São Vicente) estão fixados no Grupo A, com a companhia da Serra de Água, São Martinho e Quinta Grande.


No Grupo B, duas Casas do Povo com tradição e troféus nas competições da ACAPORAMA, falamos da Casa do Povo de Câmara de Lobos, Bi- Campeões Regionais nas Épocas 15/16 e 16/17 e a Casa do Povo do Campanário, vencedor da Supertaça INATEL/ACAPORAMA na época 19/20. Aos medalhados fazem companhia a estreante Casa do Povo de Santo António e a Casa do Povo da Ponta de Pargo.


O Grupo C, ditou o encontro “escaldante” das zonas altas do Concelho de Câmara de Lobos, Casa do Povo do Estreito e Casa do Povo do Jardim da Serra, é um dos jogos mais emotivos da Competição. A acompanhar estas equipas, temos o renovado Imaculado, 3.º classificado da ultima edição do Campeonato, equipa de “encher o olho” para quem acompanha a modalidade na Região e por fim temos a aguerrida Casa do Povo da Camacha, equipa dificílima de bater nas quadras.


Temos todos os ingredientes para um grande torneio de Pré-Época, Boa Sorte a todos os atletas e dirigentes.








VI Edição do Campeonato de Casas do Povo da RAM

A ACAPORAMA, Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, através do seu departamento Desportivo já tem programado o início da VI Edição de Campeonato de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira. Esta edição terá início no próximo dia 16 de agosto com a realização de um torneio de pré época e o Campeonato em outubro.


A semelhança de anos anteriores, a instituição tem como objetivos, fomentar a prática sadia do desporto, mobilizar as populações locais, criar atividade de lazer entre associados, implementar a ética desportiva, promover o desporto de recreação e lazer e a inclusão social. 


A Organização deseja um ótimo campeonato a todos os intervenientes.  

ACAPORAMA

Morada e contacto

Rua do Brasil bl 15 -110 São Martinho, Madeira, Portugal


 +351 291 761 460 || +351 924 299 105


2ª a 6ª Feira das 09H00 às 18H00


Newsletter


Anular subscrição

© Todos os direitos reservados a ACAPORAMA - 2024